TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


No mês passado, falei aqui no Guscar do XE, o novo sedã compacto da Jaguar. que poderá ser montado na fábrica que o grupo Jaguar-Land Rover está construindo em Itatiaia, no interior do estado do Rio de Janeiro. Mas o primeiro a sair da linha de produção deverá ser o SUV Discovery Sport, da Land Rover, outra tradicionalíssima marca inglesa adquirida pela indiana Tata Motors. 

Engana-se quem pensa que o Discovery Sport, revelado no Salão de Paris deste ano, será o substituto do modelo homônimo, lançado em 1989 e que está em sua quarta geração (contando os face-lifts também). Ele faz parte de uma nova estratégia de mercado da marca-mãe dos utilitários esportivos de luxo. No entanto, substituirá o Freelander (de 1997), que perdeu o posto de menor Land Rover para o Evoque.



Se fosse pelo tamanho, a nova linha da Land Rover seria definida assim: Evoque é o compacto, com 4,37m. Este novo Discovery tem 4,59m (nove centímetros a mais que o Freelander). O Discovery clássico tem 4,83m, o Range Rover Sport 4,85m e o Range Rover Clássico ou Vogue continuará sendo o top, com 4,99m. O rústico Defender atenderá a outro tipo de consumidor, aquele que gosta mesmo de andar fora da estrada. 

Só que o Discovery Sport, baseado no conceito Vision (seria um nome bem melhor, embora nem tão original), deverá ser mais barato que o Evoque, que faz parte da linha Range Rover e custa a partir de R$ 192 mil. O Freelander, que vai dar lugar ao Discovery Sport, custa R$ 165.100. O Discovery tradicional é vendido por no mínimo R$ 254 mil. O novo utilitário deverá custar na faixa dos 180 mil reais. Na Europa terá as versões S, SE, HSE e HSE Luxury. 

Se o primeiro Discovery tinha uma janela lateral no teto e o atual o terceiro vidro mais alto, este novo Discovery Sport se destaca pela coluna C "flutuante" e inclinada para a frente. Na verdade, a terceira coluna é separada do teto pela moldura das janelas. A traseira tem quinas suavizadas, dando uma aparência arredondada e mais moderna ao clássico estilo da Land Rover, embora mantendo as lanternas retangulares, com fractais circulares e tridimensionais cortados pela tampa do porta-malas.


A frente com grade e faróis estreitos (estes com moldura do refletor circular, podendo ser halógenos ou de xenônio com LEDs), contrastando com o para-choque bem alto, faz parte da uniformização que começou com o Evoque. A assinatura horizontal Discovery sobre a grade dianteira e acima da placa traseira segue a tradição iniciada com o Range Rover nos anos 70 e depois no Evoque. Na frente, os primeiros Discovery e Freelander sempre usaram. Até o Ford Ecosport de primeira geração teve as letrinhas em seu último face-lift.


O interior de sete lugares tem o requinte e a qualidade de acabamento que se esperam de um Land Rover. O acabamento em madeira pode até ter sido abandonado, em razão do público jovem e do baixo custo do Discovery Sport, mas o alumínio e o couro no painel e, principalmente, nos bancos são imprescindíveis. A costura é dupla.


O painel tem linhas simples e retas nas saídas de ar retangulares e horizontais abaixo da tela multimídia e no console central. O quadro de instrumentos tem dois copos cercando a tela do computador de bordo. O volante tem três braços, sendo o de baixo vazado. 


A fileira de bancos do meio é 5 cm mais alta que os da frente, podendo ainda dividir e reclinar o encosto, além de deslizá-los para trás em 16 cm. A terceira fileira é mais recomendada para adolescentes. A distância entre-eixos é de 2,74m. Não foi divulgada a capacidade do porta-malas.


Entre os itens de segurança destaque para o sistema de frenagem de emergência autônoma (que identifica os obstáculos que o motorista não vê), um novo airbag externo para os pedestres em caso de atropelamento. Também há os já comuns alerta de mudança involuntária de faixa de rolamento, reconhecimento de sinais de trânsito, detector de ponto cego nos retrovisores externos e câmeras ao redor do veículo. 

Sistema de estacionamento automático, rastreamento do veículo, acesso a serviços de emergência, projeção de informação no para-brisas podem ser considerados como itens de conforto/conveniência da mesma forma que o ar condicionado digital dual zone e o hotspot de internet wifi. 


A plataforma do Discovery Sport é uma adaptação da usada no Evoque. A carroceria é construída em aço de alta resistência com alumínio nas portas, capô, tampa do porta-malas e teto. A consequência é um menor peso, que ficou em 1.817 kg. 

O Land Rover Discovery Sport terá três opções de motorização, sendo duas a diesel e uma a gasolina. Todos são turbinados, com injeção direta e têm a função Start/Stop (como no Fiat Uno). No primeiro combustível a cilindrada é de 2.2 litros e há duas opções de potência: com 150 e 190 cavalos. O motor a gasolina é um 2.0 de 240 cavalos. A montagem é transversal. diferenciando-se do Discovery clássico que usa a posição longitudinal. 


Na Europa o câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático de nove (da ZF), com o controle no botão giratório retrátil no console. Nos Estados Unidos ele terá oito velocidades. Aqui, podemos ter o de nove, já que está disponível no Evoque.

No início, todos os Discovery Sport terão tração integral (em breve será disponibilizada a dianteira), com uma versão evoluída do sistema Terrain Response, que muda o funcionamento da direção, acelerador, caixa de marcha, repartição da força entre as rodas, sistema  de freios e controle de estabilidade. Além disso permite selecionar a melhor tração em diferentes pisos como geral. grama, cascalho, neve, barro, rachaduras e areia. A tal evolução é a seleção da firmeza do amortecedor e do modo dinâmico que melhor o rendimento na estrada.


O Discovery Sport também tem controle de descida em ladeira e, para facilitar a vida de quem atravessa até rio, sensor de vão livre, que informa a profundidade da água no painel. Porém, os ângulos de enfrentamento fora-de-estrada são baixos: 25º de entrada, 31º de saída e 21º de inclinação. E a altura livre do solo é de apenas 21 cm. 

Se a política econômica do atual ou do novo governo ajudar, o Discovery Sport chegará importado no final do ano que vem e começará a ser fabricado em Itatiaia em 2016, podendo chegar ao mercado em versão nacionalizada no final daquele ano ou em 2017. 

Vai demorar, mas enfim voltaremos a ter um Land Rover (o Defender já foi montado em São Bernardo do Campo, SP) fabricado no Brasil. E quem estiver muito ansioso para conhecê-lo pessoalmente, basta ir à São Paulo, no Salão de Automóvel, que começa no dia 30.